Review do Livro Venda + Valor, de Rocatto - Parte 2
Finalizei mais um livro... uhuhuhuh....e compartilharei aqui essa Review da Venda + Valor para que tenha uma noção de como fazer venda de maneira assertiva e efetiva.
Como há muita informação, então, dividi em Parte 1 e 2. Leia o seu início clicando Review Venda + Valor - Parte 1
Review do Livro Venda + Valor
Confira abaixo mais informações sobre como vender valor e não preço!!! 😂😂😙😊😚
Capítulo 11
Fechamento da venda é o maior indicador de sucesso do profissional
Todo fechamento de venda é o resultado de um ciclo de venda eficaz
O processo de vendas é cíclico. É feito a abordagem, desenvolvimento e fechamento. Cada período dessa etapa pode variar
Fechar uma venda requer que acompanhe toda a gestão do ciclo de venda.
O primeiro passo é identificar o lead, ou seja, aquele cliente em potencial cuja necessidade seja suprida pelo seu produto ou serviço. Depois disso, você cria uma lista para se contactar com eles.
O segundo passo é enviar uma proposta dos serviços a esses clientes.
O terceiro passo é fazer o follow-up (acompanhamento) a partir do contato por e-mail com o cliente esclarecendo as dúvidas e promovendo soluções.
O quarto passo é negociar a proposta e o quinto passo é o fechamento.
Após seguir cada passo, o fechamento é consequência de um bom trabalho realizado.
Capítulo 12
Em meio a tantos atrativos para que o cliente compre seu produto só há uma maneira de tornar a experiência única: o encantamento!
Ao tornar essa experiência de compra única, o cliente irá comprar mais e mais e se tornará fiel
É importante criar conexões com o cliente porque fará ter referência norteando todo o relacionamento
O que sempre conta para o cliente é a experiência que desfrutará do seu produto ou serviço
A venda de valor explora todos os sentidos do cliente a fim de atraí-lo e encantá-lo
Os clientes compram produtos ou solicitam os serviços de acordo com o seu estado de espírito
Devemos olhar o cliente pelo gosto que tem pelo produto, como deseja ser visto ou que grupo quer ser identificado, e não pelo quanto tem de idade ou se é jovem, adulto, criança e, assim, por diante.
Para ter sucesso em vendas é preciso identificar quais os valores dos clientes. Dessa forma, iremos elevar nosso índice de assertividade
A busca pelo menor preço perde relevância perante a percepção de valor agregado à venda
A venda de valor deve ter o objetivo de encantar os clientes estabelecendo com eles uma conexão emocional
Assim como cada cliente é único, o encantamento também é
Capítulo 13
Muito se fala em inovação, porém, o excesso de foco nela não trará resultados efetivos. Inovar nunca é um fim, e sim um meio de maximizar os resultados a fim de se diferenciar no mercado
A inovação é algo a mais e não o tudo. É preciso primeiro atender o cliente nas operações básicas para, então, inovar. Deve-se criar um ambiente que fomente a inovação
Para encontrar um terreno fértil na empresa há a necessidade de quebrar alguns paradigmas
O combustível da inovação é a criatividade
Nos limitamos em inovar por causa de nossa visão de onde podemos chegar e não na capacidade de investimento. Pense grande e aja pequeno
A inovação está muito relacionada com ideias sustentáveis
Quando o público não sabe descrever a inovação realizada de tão surpreendente que foi atingimos o encantamento do “novo”
Capítulo 14
Comprometer-se com o cliente é fundamental para criar uma relação segura
Comprometimento é o que dá sucesso no relacionamento com o cliente final
O nosso chefe sempre é o cliente
Ao atender a necessidade do cliente, fornece soluções e a compra é amigável e surpreendentemente agradável, o fechamento é uma consequência
É inquestionável dizer que há uma maior influência da emoção na tomada de decisão
Ao estabelecer uma conexão com o cliente, o resultado da venda é muito mais efetivo
Capítulo 15
Saber se comunicar com o cliente torna o relacionamento sustentável. Ouça-o primeiro para depois oferecer soluções
O líder precisa trabalhar para que a equipe toda ande alinhada com a mensagem e forma de comunicação. Para isso, promova a informação e formação para a equipe (treinamento para iniciantes e veteranos)
Receber feedback é primordial para manter a saúde da empresa. Não apenas os elogios, mas as críticas também devem ser aceitos
A venda é apenas o primeiro passo do relacionamento com o cliente. É preciso haver também essa comunicação na pós-venda
Capítulo 16
Importante definir o que é valor para a equipe a fim de que se mantenha motivada
Tenha em mente que o processo de motivação é constante e dura a vida toda
Criatividade é o ponto chave de uma campanha motivacional. Você pode criar uma meta juntamente com a premiação. Lembrar que, quanto mais desafiadora a meta, melhor a premiação
O comprometimento da equipe é fundamental para que os objetivos sejam atingidos
Escolher quem comporá a sua equipe é um fator determinante para o sucesso nos negócios
Credibilidade é o alicerce da liderança. Ela é conquistada por meio do diálogo franco, convivência e exemplo diário. O líder é espelho, portanto, atender o cliente bem e os funcionários mal deixará uma imagem negativa
Capítulo 17
Vivemos a era da colaboração mútua onde todos participam e tomam iniciativa
Lembre-se que iniciativas são individuais, mas as ações devem ser em grupo
Capítulo 18
A web é o canal de venda é um meio de comunicação para com o seu potencial cliente
Estratégia multicanal (vários canais para chegar até o público) permite clientes finais escolham em qual canal de vendas desejam adquirir produtos e serviços
A loja física, mesmo com a explosão do e-commerce, ainda detém a preferência dos consumidores na efetivação de suas compras
Capítulo 19
Venda de valor demanda gestão e o processo de gestão necessita de indicadores para que sirva de guia para o melhor caminho
Se não definir metas e mensurar os resultados, como saber se elas foram atingidas? É preciso ter metas, mas também saber o caminho para chegar até elas bem como obter o resultado de que foi atingido ou não
Métricas são medidas de acompanhamento definidas previamente para a gestão de uma operação
Só poderemos saber se estamos no caminho certo ou não pela métrica que realizamos
Se você não tiver balizadores, indicadores no caminho, sinalizando que está no caminho correto, como poderá tomar medidas corretivas em tempo para a efetivação do resultado do período?
Que tal? Gostou? Então, comente e compartilhe!
Até mais!
Adriana Santos, redatora web
Comentários
Postar um comentário