Como fazer o leitor agir conforme o que queremos? Parte 2
Como fazer o leitor agir conforme o que queremos? Parte 2
Todo conteúdo web deve ter um objetivo que queremos alcançar. Dessa forma, como fazer o nosso leitor agir para esse fim? Aqui estão algumas sugestões e ideias para você aplicar!
Na Parte 1, discorri sobre o fato de nós criarmos um
objetivo para cada conteúdo que queremos abordar. Isso é fundamental para que
não escrevamos aleatoriamente ou sem um propósito bem definido.
E também expliquei a respeito do real interesse que temos ao
produzir um conteúdo para o público. Nosso maior interesse (a grosso modo) é a VENDA.
Para ler, clique Como fazer o leitor agir conforme o que queremos? Parte 1.
Como redatores e empreendedores, o nosso maior desejo na
produção de um conteúdo SEO é que o leitor tome uma AÇÃO. Sem esse pequeno
elemento, todo o nosso esforço e a nossa dedicação, além do tempo e dinheiro
investido, nos deixarão frustrados e desanimados.
E como alcançar esse objetivo de o leitor agir conforme o queremos?
A primeira coisa que quero deixar para você é...
O que você quer com esse conteúdo?
Sabendo o que se quer fica mais fácil de fazer o leitor agir
para esse fim.
Então, defina o que você quer, primeiramente. O seu objetivo
é que ele compre o seu produto ou serviço? Se inscrever em seu blog ou canal? Você
quer que ele comente e compartilhe o seu conteúdo nas redes sociais? Enfim, tenha essa finalidade
em sua mente antes de produzi-lo.
Como fazer o leitor agir conforme o que queremos? Parte 2
Saber direcionar o nosso leitor a tomar uma ação é crucial.
Muitas vezes, esse detalhe não está bem explícito no conteúdo. E, desse modo,
ele não toma nenhuma atitude ou faz algo diferente do que esperamos.
Sendo assim, temos que fazer com que o leitor tome uma ação
baseada no conteúdo que leu. Para isso, precisamos vender a IDEIA. E esse é o
trabalho do “call-to-action” (chamada para ação).
A chamada para a ação é a parte do conteúdo que você pede ao
leitor que faça alguma coisa.
Agora, vamos às sugestões e maneiras de fazer o leitor tomar
uma ação!
1 – Transmita confiança ao que quer entregar
O leitor só tomará uma ação se sentir confiança ao que você
quer entregar. Se for um produto digital para ele comprar, então, este precisa
ser útil, de valor à sua vida. Conheça bem o que você está oferecendo ao seu
público. Certifique-se de que seja autêntico e necessário.
Além disso, a forma como o apresentamos é um grande
diferencial e pode ser o ponto crucial para ele escolher o seu em vez de outro.
Por isso, precisamos transmitir algo incrível, credível e de qualidade.
2 – Use todo o poder das palavras e invista no visual
Há dois elementos fundamentais para a chamada à ação eficaz:
- As palavras
- O visual
1 - As palavras
O investimento no call-to-action é tão importante quanto todo
o conteúdo. Apesar de serem usadas aproximadamente 100 palavras para esse fim
devemos fazer bem uso delas. Você deverá focar:
- Nos benefícios (nível emocional) e não nos recursos (nível racional) – Para chegar aos benefícios, pergunte: “Porque ele é bom para a pessoa?” Há 5 poderosas palavras que prendem a atenção de todo mundo: riqueza, sucesso, relacionamento, saúde, paz de espírito. Os benefícios deverão conter dentro dessas 5 poderosas palavrinhas. Desse modo, as respostas logo surgirão.
- Em ser claro e não complicado – Se ele estiver confuso em algum item, não agirá! Tenha clareza na abordagem para a ação.
- Geralmente, utilizamos um botão, uma foto ou um link para a chamada a ação. Essa é a parte visual e a localização física onde estará pedindo para o leitor agir. A sugestão que dou é colocar “quero....” em vez de “comprar”ou “enviar”.
2 - O visual
Após utilizar as palavras para a chamada a ação, chegou o
momento de trabalhar no visual. Muitas vezes, esse pedido que fazemos ao leitor fica ao
final do conteúdo e nem é tão perceptível. Por isso, o visual deve fornecer um “tcham”
a mais!
Você pode tornar esse aspecto visualmente diferente da
seguinte maneira:
- Destacando em negrito ou em uma cor mais chamativa e diferente ao que foi escrito. Se estiver na cor preta o seu conteúdo, então, deixe o call-to-action na cor vermelha ou azul.
- Deixe-o em tamanho maior e mais ousado. Pode usar como subtítulo ou em itálico.
- Dê espaço para que fique visivelmente destacado na página.
- Pode adicionar um fundo ou uma borda.
Depois que aprendi esses macetes, os resultados de como os
leitores respondiam efetivamente começaram a surgir. Então, passei a investir um
tempo maior na melhor maneira de como abordá-los.
E com você? Conte sua experiência comentando abaixo. Me
sugira alguma dica de como fazer o leitor agir conforme o que queremos, ok?!
Ficarei agradecida com a sua colaboração aqui em meu blog.
Sabe aquele amigo ou amiga, parceiro de trabalho que precisa
ler essas dicas? Compartilhe com ele/ela!
Até mais!
Redatora Adriana
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