Insight #2 – Produção de conteúdo para web – 3 dicas para ser inovador!

A produção de conteúdo para web precisa ser inovador. Hoje o público é cada vez mais sedento pelo “novo”. Para isso há 3 itens: ele deve ser útil, agradável e inspirador!



Ann Handley, escritora e gestora de conteúdo, nos lança essa dica fantástica de como levar ao público um conteúdo inovador. Todo mundo necessita do “novo” a cada dia. É certeiro dizer que o que nos chama a atenção e cativa é a novidade, a inovação.

Podemos comprovar essa verdade quando há um novo produto no mercado. Em especial, na área mobile com celulares cada vez mais modernos, cheios de recursos, que instigam a novas experiências. É disso que todos querem e estão prontos a pagarem o preço, seja ele qual for!

Sendo assim, a produção de texto deve ser na mesma linha que o seu público caminha. Não se pode mais levar um conteúdo monótono, arcaico pensando que o público irá se agradar. Você enfrentará grandes frustrações. É essencial que se molde a uma nova linguagem - atual e consistente.

Por essa razão, você pode seguir a dica de Handley, escrevendo artigos inovadores ao trabalhar com produção de conteúdos para sites e blogs. Ela nos dá 3 itens que devem constar em uma produção de texto inovador:

  1. Útil
  2. Agradável
  3. Inspirador

3 dicas na produção de conteúdo para web inovador

A inovação é a marca da nossa geração. Somos impulsionados pelas novidades. Queremos viver e ter novas experiências. Você, talvez, esteja entediado com as mesmices do dia a dia. Sua alma almeja e está sedenta por coisas novas, originais, nunca visto!

Assim acontece com o conteúdo que escrevemos. Nosso público quer novidades! Ele quer chegar ao seu site/blog e ler informações novas, que tragam um valor real e que o faça sair dali cheio de novas perspectivas e ideias. Além disso, é fundamental que o inspire a decidir!

Por isso, toda a criação de conteúdo digital que você for produzir precisa ter estes 3 itens que mencionei: útil, agradável e inspirador. Se você conseguir atingi-los em sua escrita, você produziu um conteúdo web inovador!

Vou destacar alguns pontos sobre cada um desses 3 itens a seguir:

1 – Útil


É essencial trabalhar com produção de conteúdo para sites e blogs que contenha alguma utilidade. Não adianta escrever centenas de informações se não for útil para o seu público. 

Não adianta também usar várias palavras-chave para chegar à primeira página do google se não tiver em mente que, acima delas, há pessoas reais ali! 

Então, saia um pouco da “regra” e escreva algo útil à vida de quem lê.

O leitor precisa sair do seu site/blog com um conteúdo que venha a aplicar em sua rotina, de acordo com o seu segmento ou do seu cliente. Por isso, deve ser uma utilidade específica.

Para ser útil em seu conteúdo:

  • Acrescente atitudes práticas
  • Traga casos de sucesso
  • Coloque dados científicos, pesquisas (se possível)
  • Faça uso de citações
  • Conte a sua história ou de alguém
  • Mostre exemplos

2 – Agradável


A linguagem deve ser agradável. Não seja muito rebuscado, usando palavras que o seu público não compreenda. Para ser agradável, você pode levar um pouco de humor, ser leve em transmitir o que deseja.

Também é importante que não imponha o conteúdo de forma brusca, impositiva, grosseira. Há formas de persuasão que pode ser aceita a mensagem com um toque firme, sério e, ao mesmo tempo, atrativo.

Como é a produção de texto agradável?

  • A linguagem é simples e compreensível para qualquer nível de conhecimento
  • É leve (não é pesado – sabe aquele conteúdo que ao ler te coloca mais pra baixo que pra cima? É isso que quero dizer)
  • Você sente prazer na leitura - quer mais, muito mais!!
  • Não sente que o texto finalizou (fica triste ao terminar de ler)

3 – Inspirador


Esse item é o meu preferido porque nem todos conseguem chegar nesse nível de conteúdo. Não vemos tantos textos que nos inspiram, não é verdade?

É uma habilidade muito importante ao trabalhar com produção de conteúdo para sites e blogs porque o torna influente, líder e todos querem estar lendo o que escreve e te seguindo.

Sendo assim, um conteúdo inspirador o torna com um poder inimaginável e o coloca em posição de autoridade ao que transmite. Vale a pena investir nesse item para ser inovador!

O que é um conteúdo inspirador?

É aquele texto que o deixa admirado, motivado, louco para agir e ganhar o mundo! Ele inspira você a ter uma nova visão da realidade, do universo e te instiga a tomar decisões, a fazer mudanças em algo que precisava, mas ainda não tinha percebido. Esse é um texto que inspira!

  • Para chegar a essa habilidade:
  • Use histórias reais, de superação ou algo que fez e deu certo (trouxe resultados)
  • Utilize, com moderação, adjetivos, pois é bem vindo!
  • Dores, tristezas, dificuldades, desafios são alguns elementos que devem constar
  • As citações motivacionais são essenciais
  • Adicione vídeos, casos de sucesso
  • Os exemplos cotidianos entram em contato com o dia a dia dos leitores, por isso, devem ser incluídos

Que tal? O que pensa desses 3 itens para a criação de conteúdo digital inovador? Você já os utiliza em seus textos? Comente sobre eles! Compartilhe, se assim desejar!

Até mais...
*** Redatora Adriana ***

Comentários

Postagens mais visitadas