Sucesso na estratégia de conteúdo para blog


Obtenha sucesso na estratégia de conteúdo para blog definindo o público específico e um objetivo ao conteúdo. Além desses dois itens, conheça outros!


Para que você tenha um blog rentável e de sucesso, é imprescindível que ofereça um conteúdo personalizado voltado a um público específico atendendo, assim, às sua necessidades. Invista tempo aprendendo sobre o seu comportamento, desejo, interesse e procura.

Você deve conhecer exatamente quem ele é e onde estão. Ao acompanhar o que seu público está buscando na internet, fica mais fácil entregar o conteúdo personalizado, isto é, mais direcionado à ele.

Por essa razão, há uma necessidade extrema de elaborar uma boa estratégia de conteúdo para blog, pois, dessa forma, você trabalhará com foco em resultados a um público que já exite. 

E mais, a um público que está procurando o que você tem a oferecer. Sendo assim, esses conteúdos corresponderão ao que o leitor procura, deixando-o satisfeito e contente. Sem dúvida, ele vai retornar para visitar o seu blog quando precisar.

Se quiser descobrir em como deixar o seu post fluir na internet com a mínima intervenção humana clique abaixo:


Posts em blogs chegam a mais de 4 milhões/dia


Atualmente, existem mais de 4 milhões de postagens em blogs todos os dias, de acordo com os dados do Worldometers.

A cada ano, isso só aumenta. Por isso, você precisa de alguns mecanismos para se destacar em meio a essa massificação de conteúdos! E a forma de estar à frente deles é justamente trabalhando em cima das melhores estratégias de conteúdo para blog!

Por essa razão quero dar ênfase em você direcionar os conteúdos a um público específico, interessado (personalizado), pois as chances do seu blog ser acessado de maneira orgânica (buscadores como o Google) são enormes!

A produção do conteúdo exige estruturação

Embora você esteja focado em muitas tarefas que o blog exige, lembre-se que a produção de conteúdo leva estruturação, tempo, dedicação e uma pitada de criatividade.

Além disso, um conteúdo original é o que o Google mais preza, por isso, é fundamental que você valorize!

Saiba como produzir um conteúdo web eficaz a partir de 3 segredinhos. Para isso, clique abaixo:


Como obter sucesso na estratégia de conteúdo para blog?


A maioria dos que criam um blog, simplesmente, começa a escrever. Eu sei disso porque quando iniciei essa jornada, não tinha a mínima noção de estruturar conforme os moldes que o Google exige e do jeito que os leitores apreciam.

Muitos não têm aquele pensamento de elaborar estrategicamente o seu conteúdo (eu tinha). Quantas vezes eu escolhia um tema qualquer ou que achava ser interessante para mim e escrevia.

Sabe qual o resultado? Pouquíssimas visitas, mínimas interações e, conseqüentemente, quase nenhuma rentabilidade.  

Será que não é isso que está faltando para o seu blog decolar? Que tal começar a elaborar conteúdos mais assertivos ao seu público específico?

Abaixo irei fornecer mecanismos para você aplicar a fim de que resulte em sucesso, engajamento com o seu público certo e que traga muito tráfego!

1 – Crie um conteúdo original e consistente


A originalidade, sem dúvida, é um dos pré-requisitos para que o seu blog atinja uma das melhores posições nos buscadores. Sendo assim, você deve incluir na sua estratégia do conteúdo para blog como prioridade máxima!

Além disso, ao produzir um conteúdo original, você acaba por criar autoridade no assunto e ganha respeito entre seus leitores. Eles se sentirão valorizados ao ler um texto que jamais foi visto em outro lugar. Você criará experiências memoráveis para eles, além de maior engajamento.

“58% dos profissionais de marketing disseram que “conteúdo original” é o tipo mais importante de conteúdo, superando conteúdos visuais e vídeos” (Fonte: Social Media Examiner)

Lembre-se que o seu conteúdo está se comunicando com o leitor. Quando ele lê o que você escreve, ele também lê sobre você (personalidade, caráter, essência).

Então, não é apenas um conteúdo, é sobre você também. É a sua marca sendo refletida. Portanto, crie conteúdo pensando em sua marca e o seu público vai se atrair e admirar o seu negócio!

Você já se perguntou porque o Google dá tanta ênfase em conteúdos originais? Porque ele penaliza sites e blogs plagiados?

Porque ele está pensando na experiência do usuário (leitor) navegando em seu blog. Qualquer aversão que o leitor tenha e demonstre em seu blog, você será penalizado.

Portanto, lembre-se que as pessoas se atraem pelo que é único, verdadeiro, original, memorável. E nada mais certo que entregar a ele um conteúdo fiel e único.

2 – Escolha as palavras-chave baseado em pesquisas


As palavras-chave precisam ser pesquisadas, analisadas e inseridas nos lugares específicos em seu post. Elas não devem ser colocadas aleatoriamente bem como não podem estar dispostas de forma solta, sem nexo, só para constar no conteúdo.

Uma das regras principais é manter o conteúdo natural, leve e, ao mesmo tempo, que seja utilizada essa palavra-chave de forma coerente.

É uma arte conseguir isso, pois nem sempre dá para unir o útil ao agradável, não é verdade? Mas, com um pouco de criatividade e prática, você consegue!! Rsrs

Algumas observações:

  • Pesquise no rodapé da página


Ao pesquisar a palavra-chave no Google, atente-se para palavras relacionadas que se encontram no fim da página. Elas ajudam, a saber, o que os usuários mais buscam na internet. Veja o exemplo abaixo com a pesquisa que fiz usando “palavras-chave”:



Use sinônimos dessa palavra-chave. Não fique repetindo a mesma palavra-chave um monte de vezes. Em vez disso, use palavras que se relacionem, se associem a ela.

Ex: futebol. Então, ao longo do conteúdo deverá usar gramado, bola, chuteira, goleiro, jogador, trave, arquibancada, campeonato, futsal, copa 2014. Todos esses sinônimos lembram a palavra futebol e, assim, você explora e enriquece o texto.

  • Use o Google Adwords, mas não se prenda!


Para buscar palavras-chave para o título e serem usadas ao longo do conteúdo, use o Planejador de palavras-chave Google Adwords. Lembre-se que você precisa incluir palavras-chave dentro do seu nicho de negócio que o público mais procura na internet.

3 – Programe as suas postagens


Uma maneira de planejar a sua estratégia de conteúdo para blog é programar as postagens. Você pode criar um calendário editorial com os títulos dos conteúdos, escrevê-los no blog e programá-lo para a semana toda.

Essa forma de planejamento te manterá à frente dos demais, poupará horas na internet e deixará seu blog sempre atualizado. Ainda mais que existem aqueles dias em que você não está muito a fim de escrever, não é verdade? Essa medida já vai cobrir esses dias ruins!

Também não necessitará que você entre no blog diariamente para publicar as postagens. Automaticamente, o blog fará essa publicação. Com isso, não se preocupará e nem desperdiçará o seu tempo.

4 – Publique freqüentemente


Deixe seu conteúdo atualizado! Essa é uma dica bem interessante, pois manterá o seu blog vivo, em movimento e com tráfegos cada vez maiores. Se puder, tenha uma freqüência diária de conteúdos publicados em seu blog. Caso não queira, publique 1 a 2 vezes na semana.

Gostaria de salientar a importância de não ser apenas “mais” um conteúdo, mas que haja consistência ao que está sendo abordado, dia a dia. 

 “Consistência é a chave para construir um negócio de sucesso”
- Neil Patel

Sendo assim, dedique o seu tempo na produção de conteúdo. Lembre-se que este precisa ser de qualidade e relevante para o seu público certo.

“60% dos profissionais de marketing criam pelo menos um conteúdo todo dia” (Fonte: eMarketer)

5 – Defina sempre o seu objetivo


Esse é um dos melhores mecanismos para uma boa estratégia de conteúdo para blog, pois contará como uma projeção de onde pretende chegar, você terá um rumo, destino. Para isso, faça as seguintes perguntas:

  • Você quer direcionar o tráfego para alguma loja? Então, seria interessante criar uma review sobre o produto e inserir o link para a venda.

  • Pretende aumentar vendas ou gerar leads?

  • Quais os potenciais clientes que quer atingir? Homens, mulheres, idade, localização etc.

  • Você quer construir uma marca, ser referência em oferecer esse conteúdo?


Você mesmo pode criar outros objetivos que pensa ser relevante. Atente-se para ter apenas 2 ou 3. Se tiver mais que isso, já está fora do seu foco.

Gostou de saber como é interessante aplicar uma estratégia de conteúdo para blog? Com isso, poderá planejar de forma mais direcionada e com foco em resultados.

Espero que você tenha muito sucesso com o que aprendeu e possa colher muitos frutos desse maravilhoso trabalho!

Caso tenha outras dicas que deseja compartilhar referente a esse post, fique à vontade! Ficarei muito contente em aprender com você!

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