Pular para o conteúdo principal

Content Marketing – 3 elementos essenciais do conteúdo de alta qualidade

Content Marketing ou Marketing de Conteúdo

Para um melhor Content Marketing de alta qualidade é preciso que tenha 3 elementos essenciais: útil, interessante e recompensa. Abordarei sobre cada um abaixo, então, acompanhe!
Content Marketing ou Marketing de Conteúdo ganhou notoriedade no mercado dos negócios devido aos seus resultados impressionantes. Além de ter um custo muito menor que o marketing tradicional, as suas vantagens são infinitas!
Quando comecei a escrever para sites e blogs (2013), lembro que era algo totalmente restrito a poucas empresas e ainda em adaptação. As plataformas eram diferentes das que existem hoje. Como, por exemplo, a utilização do SEO.
Nesse tempo ainda, o mercado estava mudando para receber a tecnologia digital. Os recursos mobiles (apps, câmeras digitais etc) estavam cada vez mais avançados. Certamente, uma inovação que chocou o mundo. Ela tomou conta de toda forma de compra e venda.
78% dos comerciantes B2B têm uma estratégia de marketing de conteúdo (

Automação de marketing para produção de conteúdo - Conceito, importância e vantagens!

A automação de marketing para produção de conteúdo na internet é um dos processos rentáveis para você aplicar em seu blog! Você já imaginou ter o seu artigo fluindo automaticamente? Já pensou em inutilizar cada vez mais o seu trabalho de marketing?



Pensando nessa estratégia, é de extrema necessidade compreender como ela funciona e o que representa no âmbito da geração de conteúdo. Se você usá-la, sem dúvida, o seu tempo, energia e investimento em publicidade terão uma gigantesca economia.

Com ela, você otimizará e maximizará seu tempo e esforço. Além disso, evitará aquela preocupação na sua mente em atingir um número maior de visitantes, leads e potenciais clientes no dia a dia.

Ela irá aplicar um funil de perfis interessados ao seu blog e ao que oferece. Também atenderá a esse perfil de modo assertivo, ao que ele precisa e quer.

Será que não é isso que falta em sua estratégia de marketing de conteúdo? Será que você não tem perdido muito tempo tentando divulgar o seu blog durante o dia inteiro e recebendo poucos resultados?

Aprenda a seguir o que é automatização de marketing para produção de conteúdo, sua importância e vantagens! Em outro post, darei dicas de como aplicá-lo em sua estratégia de marketing obtendo excelentes resultados!

Leia também estes posts:


O que é automatização de marketing para produção de conteúdo?


É utilizar softwares com o objetivo de automatizar ações de marketing. Você transformará esse conteúdo produzido em publicações, datas e horários pré-definidos para ser publicado automaticamente em seu blog, rede social.

Sendo assim, você deixará de executar atividades manuais, pois elas serão projetadas automaticamente. O objetivo da automação de marketing para produção de conteúdo é fazer com que haja o mínimo de interferência humana.

No entanto, ela não se limita apenas às programações das postagens. Ela alcança muito mais atividades que te ajudará a obter resultados melhores e mais significativos.

Com a correria do dia a dia, é fundamental automatizar tarefas repetitivas, tais como envio de e-mails, publicações nas redes sociais e outras ações que o blog deve executar.

Ao automatizá-las, essas tarefas se tornam mais fáceis e você pode se concentrar em outras ações como pautas de conteúdo, a própria escrita, planejamento de temas, dentre outras.

Importância da automação de marketing para produção de conteúdo


Atualmente, devido a tantos afazeres que um produtor de conteúdo executa concernentes ao blog e site (além de atender seus clientes caso seja o seu caso), é quase impossível dar conta de todas elas. Isso acontece com você? Provavelmente, sim! Comigo, ocorre diariamente.

É por isso que a automação de marketing para produção de conteúdo chega a ser essencial no dia a dia. O único intuito reside em melhorar e aumentar a performance da sua postagem, o qual irá reter boa parte do tempo que dispõe para essa tarefa.

O seu post (texto) no blog ou site passará do manual para o automático retirando mais e mais a sua intervenção. Como, por exemplo, horários pré-definidos para postar no blog, nas redes sociais, envio de e-mails, datas de publicações etc.  

Ela dependerá exclusivamente de um sistema bem estruturado, o qual você irá alimentar apenas uma vez. O resto do serviço será automático!

Gostaria de listar agora algumas vantagens que você terá ao aplicar a automação de marketing para produção de conteúdo. Veja abaixo!

Vantagens da automação de marketing para produção de conteúdo

  • Ajuda a segmentar o público priorizando apenas os interessados em seu conteúdo.
  • Distribui o conteúdo profissionalmente focando, principalmente, nos resultados.
  • Sincronização nas plataformas tanto do blog como nas redes sociais. Quando a postagem é publicada no blog automaticamente será publicada nas redes sociais (ao mesmo tempo).
  • Você pode usar uma ferramenta que identifica plágio de forma automatizada. Caso contrate um redator, então, será possível que ele faça essa vistoria a fim de oferecer ao público um conteúdo 100% original.
  • Programa dias e horários de publicação. Você pode programar para 1 ou 2 semanas.
  • Ao usar ferramentas de automação, será possível mensurar os resultados. Você poderá saber quais as postagens que mais teve sucesso, retorno dos leitores, quem são as pessoas que entram no site, o seu tipo de público, qual a origem, região mais acessada etc.
  • Prepara o potencial cliente para a compra.


É importante destacar que, apesar de toda essa automação de marketing para produção de conteúdo, a escrita ainda é por sua conta. E esta deve ser a melhor parte pela qual você deve investir! Por isso, dedique tempo em criar conteúdos relevantes e originais ao seu público!

Compreenda que a produção de conteúdo deve seguir o caminho para o melhor resultado, isto é, atrair visitante transformando-os em potenciais clientes. A sua criação é tão importante quanto a automação. Por isso, entenda que o conteúdo deve ser:

  • Direcionado a um grupo ou público específico.
  • Relevante, útil, inteligente e que solucione os problemas do público específico.
  • Atender unicamente às necessidades do público específico.
  • Original, bem estruturado com as técnicas de SEO e atrativo.

Considere alguns pontos essenciais!


Definindo todo esse conceito, importância e vantagens que você terá aplicando automação de marketing para produção de conteúdo, gostaria de enfatizar ainda alguns pontos:

  • Uma boa automação de marketing deve levar em conta a evolução da necessidade de seus clientes em potencial bem como os seus comportamentos e interações que possuem com seu blog.


  • Não deve ser limitado apenas ao envio de e-mail e nem como eles respondem. Deverão ser considerados todos os canais que você utiliza.


  • A resposta eficaz deverá ocorrer de todos eles, ou seja, o resultado que influenciam para a decisão do comprador (caso você ofereça um produto ou serviço) precisa vir por todos os lados, e não apenas de um só!


  • Tenha em mente que você está lindando com pessoas reais, humanas, apesar de usar toda essa sistematização automática. Por trás de toda automatização de marketing e seus fragmentos em diferentes ferramentas, há um ser vivo que deve ser valorizado e estimado.


  • Outra coisa pertinente a se destacar é que embora use automação direcionada ao marketing para produção de conteúdo, você ainda precisará fazer outras ações de marketing para o seu blog.


  • O que a automação faz é ajudar e auxiliar processos cansativos, que demandam o seu tempo, energia, colaborando para que os seus esforços sejam bem-sucedidos. Não há mais tempo a perder, não é verdade?


Caso queira deixar um comentário, fique à vontade! Contribua com o seu conhecimento nesse assunto e, assim, compartilharemos ideias nesse mundo de produção de conteúdo!

Também sinta-se livre para compartilhar e/ou indicar esse post para alguém que gostaria de saber desse assunto.


Até mais e que Deus abençoe a todos nesse nobre trabalho em produzir conteúdos altamente rentáveis!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Insights #1 - 3 Segredos para o conteúdo web eficaz que farão toda a diferença!

3 segredos para o conteúdo web eficaz que farão toda a diferença em seu site/blog: ele tem que ser simples, coeso e atrativo!
Diante da produção do conteúdo web, nós temos a tendência de querer impressionar o público. Além disso, queremos "enfeitar" tanto o texto que acabamos por prejudicá-lo e, consequentemente, afastamos cada vez mais as pessoas. 
Quando isso não acontece, escrevemos de qualquer jeito, sem aprofundamento das ideias. Não investimos tempo para trabalhar alguns detalhes que, naquele instante, passam despercebidos. Assim, ele vai todo "torto" para o cliente ou para o público que nos acompanha.
Se você costuma visitar alguns sites e blogs (eu faço isso bastante), vai notar esse aspecto muito bem. Alguns detalhes que percebo são:

Palavras muito rebuscadas que não entendemos nem porque estão ali.Eloquência demasiada e desnecessária.Falta de vocabulário ou uso muito restrito.Muita falácia, blá blá blá.Superficialidade.Enrolação sobre o tal assunto.Leitur…

Sucesso na estratégia de conteúdo para blog - Como obter bons resultados?

Obtenha sucesso na estratégia de conteúdo para blog definindo o público específico e um objetivo ao conteúdo. Além desses dois itens, conheça outros!

Para que você tenha um blog rentável e de sucesso, é imprescindível que ofereça um conteúdo personalizado voltado a um público específico atendendo, assim, às sua necessidades. Invista tempo aprendendo sobre o seu comportamento, desejo, interesse e procura.\
Você deve conhecer exatamente quem ele é e onde estão. Ao acompanhar o que seu público está buscando na internet, fica mais fácil entregar o conteúdo personalizado, isto é, mais direcionado à ele.
Por essa razão, há uma necessidade extrema de elaborar uma boa estratégia de conteúdo para blog, pois, dessa forma, você trabalhará com foco em resultados a um público que já exite. 
E mais, a um público que está procurando o que você tem a oferecer. Sendo assim, esses conteúdos corresponderão ao que o leitor procura, deixando-o satisfeito e contente. Sem dúvida, ele vai retornar para vis…