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Content Marketing – 3 elementos essenciais do conteúdo de alta qualidade

Content Marketing ou Marketing de Conteúdo

Para um melhor Content Marketing de alta qualidade é preciso que tenha 3 elementos essenciais: útil, interessante e recompensa. Abordarei sobre cada um abaixo, então, acompanhe!
Content Marketing ou Marketing de Conteúdo ganhou notoriedade no mercado dos negócios devido aos seus resultados impressionantes. Além de ter um custo muito menor que o marketing tradicional, as suas vantagens são infinitas!
Quando comecei a escrever para sites e blogs (2013), lembro que era algo totalmente restrito a poucas empresas e ainda em adaptação. As plataformas eram diferentes das que existem hoje. Como, por exemplo, a utilização do SEO.
Nesse tempo ainda, o mercado estava mudando para receber a tecnologia digital. Os recursos mobiles (apps, câmeras digitais etc) estavam cada vez mais avançados. Certamente, uma inovação que chocou o mundo. Ela tomou conta de toda forma de compra e venda.
78% dos comerciantes B2B têm uma estratégia de marketing de conteúdo (

Insights #1 - 3 Segredos para o conteúdo web eficaz que farão toda a diferença!

3 segredos para o conteúdo web eficaz que farão toda a diferença em seu site/blog: ele tem que ser simples, coeso e atrativo!


Diante da produção do conteúdo web, nós temos a tendência de querer impressionar o público. Além disso, queremos "enfeitar" tanto o texto que acabamos por prejudicá-lo e, consequentemente, afastamos cada vez mais as pessoas. 

Quando isso não acontece, escrevemos de qualquer jeito, sem aprofundamento das ideias. Não investimos tempo para trabalhar alguns detalhes que, naquele instante, passam despercebidos. Assim, ele vai todo "torto" para o cliente ou para o público que nos acompanha.

Se você costuma visitar alguns sites e blogs (eu faço isso bastante), vai notar esse aspecto muito bem. Alguns detalhes que percebo são:


  • Palavras muito rebuscadas que não entendemos nem porque estão ali.
  • Eloquência demasiada e desnecessária.
  • Falta de vocabulário ou uso muito restrito.
  • Muita falácia, blá blá blá.
  • Superficialidade.
  • Enrolação sobre o tal assunto.
  • Leitura cansativa, monótona.
  • Sem valor.
  • Não resolve o problema.
  • E outros.

Será que estamos também produzindo conteúdos desse jeito? Eu sempre faço uma autorreflexão quanto a essa questão. A verdade é que, rotineiramente, me pego em dois papéis: o que vai redigir e o que vai ler. 

Sendo assim, procuro ser bastante crítica comigo, pois quando percebo que estou me enquadrando dentro os aspectos que citei acima, me corrijo. Acredito que esse é o caminho que nos leva a produzir conteúdo web com excelência levando ao outro valor.

3 segredos para um conteúdo web eficaz


Para que venhamos fazer o nosso público se interessar, desejar ardentemente ler o nosso conteúdo precisamos ser simples, coesos e atraentes. Se você pensar nesses três segredinhos, você já atingiu a sua meta em oferecer um conteúdo eficaz que lhe renderá resultados impressionantes.

Além deles retornarem ao seu site/blog, ainda vão lhe recomendar a outros e a outros. Com isso, a sua rede de relacionamentos se expandirá, sua influência crescerá e você conseguirá atingir o seu alvo. 

Então, decore isso: seja simples, coeso e atrativo. Mas, você pode perguntar, como? Abaixo vou lhe fornecer algumas dicas que aprendi.

Conteúdo web simples


  • Use uma linguagem do cotidiano, pois assim atingirá todos os níveis intelectuais
  • Nunca use uma palavra difícil ou fora de contexto.
  • Se for usar uma palavra mais rebuscada, dê exemplo ou explique.
  • Escreva como se estivesse conversando com alguém do seu lado.


Conteúdo web coeso


  • Escreva tudo o que quiser, depois, enxugue-o.Texto coeso é texto enxuto.
  • Retire palavras desnecessárias que não farão a menor diferença.
  • Leia, releia, leia e releia.
  • Pergunte-se: Porque estou escrevendo? Qual resultado quero atingir? Ao final da escrita, veja se chegou perto ou exato do pretendido.
  • Como leitor, pergunte: O que eu quero saber é? Como redator: O que eu quero que você faça é? 
  • Imagine que você está escrevendo para uma criança impaciente, então, evite jargões, repetições, falácias demais, dentre outros.
  • Evite usar muitos adjetivos.
  • Seja bem detalhista, aprofunde o assunto.
  • Seja direto, não enrole. Vá direto ao ponto.
  • Substitua algumas palavras por pronomes possessivos ou pessoais, pois assim evitarão repetições.
  • Utilize uma palavra que associa à outra. Por exemplo, futebol. Em vez de você usar sempre futebol durante o texto substitua, quando for possível, por gramado, estádio etc.


Conteúdo web atrativo


  • Imagine um texto com gosto de chocolate. Vá e escreva do mesmo jeito.
  • Coloque paixão na escrita. Respire, inspire palavras.
  • Brinque um pouco com o que quer dizer. Humor ainda é o ponto chave.
  • Converse com o seu público naturalmente.
  • Conte alguma história, forneça dados, estatísticas etc.
  • Tente relaxar e estar feliz quando for escrever. Pode acreditar que um dia em que estamos bem alegres, felizes, sem dúvida, se reflete no conteúdo. 
  • Escreva e deixe o conteúdo descansar. Vá andar, comer um chocolate, ver outra coisa na internet e, depois, volte para o conteúdo. Vai notar coisas que anteriormente não tinha percebido.
  • Use frases mágicas, positivas e animadas. 


Espero que tenha gostado desses 3 segredos para o conteúdo web eficaz. Caso queira compartilhar algo aqui, fique à vontade e comente abaixo. 

Se você está precisando de uma redatora, então, envie um e-mail para mim que terei o prazer de lhe atender redatoraprofissional@gmail.com e podemos conversar melhor!

Obrigada pela visita e compartilhe com os seus amigos! 

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