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Content Marketing – 3 elementos essenciais do conteúdo de alta qualidade

Content Marketing ou Marketing de Conteúdo

Para um melhor Content Marketing de alta qualidade é preciso que tenha 3 elementos essenciais: útil, interessante e recompensa. Abordarei sobre cada um abaixo, então, acompanhe!
Content Marketing ou Marketing de Conteúdo ganhou notoriedade no mercado dos negócios devido aos seus resultados impressionantes. Além de ter um custo muito menor que o marketing tradicional, as suas vantagens são infinitas!
Quando comecei a escrever para sites e blogs (2013), lembro que era algo totalmente restrito a poucas empresas e ainda em adaptação. As plataformas eram diferentes das que existem hoje. Como, por exemplo, a utilização do SEO.
Nesse tempo ainda, o mercado estava mudando para receber a tecnologia digital. Os recursos mobiles (apps, câmeras digitais etc) estavam cada vez mais avançados. Certamente, uma inovação que chocou o mundo. Ela tomou conta de toda forma de compra e venda.
78% dos comerciantes B2B têm uma estratégia de marketing de conteúdo (

Coerência Textual - Essencial para atrair o leitor - Como posso criar um texto coerente?

Coerência Textual - Essencial ao conteúdo web


O conteúdo web se transformou nestes últimos tempos em uma das ferramentas de enorme impacto na vida das pessoas. É por meio dele que buscamos aprender algo, que tiramos dúvidas acerca de um assunto ou procuramos encontrar um produto ou serviço de qualidade.

Não há dúvida nenhuma que a internet abriu portas para centenas de direções. E uma delas é poder compartilhar o conhecimento que obtemos para milhões de usuários conectados diariamente.

Hoje podemos encontrar tudo que precisamos e, mais além, podemos obter conhecimento de qualquer tema que nos interessa. Graças a Deus por tamanha tecnologia digital e virtual!

Pensando no poder que há na internet, é fundamental que a escrita de um conteúdo web seja na mais alta excelência. Que este possa transmitir uma mensagem verdadeira, original, intuitiva e com padrões da norma culta, a língua portuguesa.

Minha experiência ao produzir conteúdo web


Trabalho há mais de 4 anos produzindo conteúdo nos mais diferentes temas. E, com o tempo, aprendi a melhorar cada vez mais a minha escrita. Claro, errei centenas de vezes. E ainda erro...rsrs

Ficava triste quando o cliente apontava falhas, mas com elas pude desenvolver melhor ainda a minha capacidade de escrita. E, assim, sigo aprendendo até hoje.

Mas, o que percebo bastante em meio aos sites, blogs que costumo visitar é a falta de coerência textual. Tento perceber o que o redator quis transmitir, mas se torna difícil e incompreensível, algumas vezes.

Também ouço muito de meus clientes que, alguns redatores, não se preocupam em aplicar a coerência textual em seus conteúdos. Eles estão mais interessados em encher o espaço com palavras que trabalhar os recursos linguísticos, gramaticais, dentre outros mecanismos de escrita dinâmica.

Estão perdendo a chance de usar o recurso de coerência, a qual é tão rica para deixar o seu artigo mais vivo e gostoso de ler. E quem perde é todo mundo: o cliente que não se sente satisfeito, o redator que perde o cliente, e o leitor que nunca mais volta ao site do cliente. Todo mundo sai perdendo!

Será que o seu conteúdo web não está precisando desse toque mágico? Você está escrevendo extraindo o máximo de sua capacidade? Está havendo coerência em seus conteúdos?

Hoje quero abordar como você pode usar a coerência textual para impressionar os seus leitores, aqueles que te seguem e gostam do que você compartilha com eles.

Há sempre algo desafiante para você subir de nível. Que tal começar agora? Atinja uma dimensão maior por meio dessa peça essencial ao seu conteúdo web. Dessa maneira, todos estarão satisfeitos, felizes e elogiando a sua escrita!

Coerência Textual


Pode-se descrevê-la como um texto que é possível estabelecer sentido em sua estrutura. Quando um texto se mostra coerente é porque atingiu o princípio da interpretabilidade por aquele que está lendo. Se houve, então, esse texto foi coerente.

A coerência textual é manifestada quando existe lógica das ideias, sentido relacional entre o contexto. É onde há união, complemento e ligação. É não se contradizer nas partes do texto. É seguir uma linha de raciocínio plana, sem rodeio e sem desvirtuar uma palavra ou gerar uma informação contraditória.

Para escrever um texto de coerência é importante que o redator tenha conhecimento do assunto abordado, de mundo e em saber usar a intertextualidade (criação de um texto a partir de outro existente, estabelecer relações entre dois textos).

Exemplo de falta de coerência textual


Vejamos este exemplo da falta de coerência textual muito comum entre o conteúdo web, redação::

1 - "Estava eu sozinho andando na rua, então, ouvi alguns passos atrás de mim.  Sai correndo. Era um homem alto, estranho, e tinha uma arma em uma de suas mãos"

Você consegue perceber a falta de coerência? Se o autor do texto saiu correndo, como ele pode descrever esse homem? Como ele sabe que ele era alto e que tinha uma arma?

Então, a coerência textual precisa ter harmonia, nexo entre uma palavra à outra! Considerar o contexto nesse aspecto é imprescindível!

Como criar um conteúdo web coerente?


É fundamental aprender que um conteúdo web não é um aglomerado de trechos, frases ou um conjunto desordenado de palavras. Cada palavra tem que cumprir a sua função, ela está ali por um motivo.

O conteúdo web, então, é uma combinação de várias partes escritas dando sentido para formar uma unidade. Cada palavra, frase, trecho, oração tem a finalidade de construir um todo. Quem ler o seu conteúdo, ainda que leia pequenas partes, precisa compreendê-lo em sua totalidade.

Alguns pontos para você observar ao criar um conteúdo web coerente:


  • Mantenha do início ao fim a mesma linha de raciocínio.
  • Não apresente nenhum tipo de contradição nas partes do texto e/ou ao que deseja transmitir.
  • Dê continuidade das ideias abordadas de maneira que elas possam progredir. Cada trecho deve acrescentar novos dados, informações ao trecho anterior. Quando isso não ocorre, o conteúdo acaba por "não andar para frente", isto é, não progride. 
  • Quando você for apresentar estatísticas, dados, tente dar embasamento, fonte. 
  • Não repita a mesma informação após alguns trechos. Por exemplo, repetir a mesma coisa no início e repetir novamente no meio do conteúdo. 
  • Nunca acrescente uma informação que não se relacione com o tema e objetivo do conteúdo. Por exemplo, você encontrou uma frase perfeita para incluir nesse conteúdo, mas se ela não estiver associada ao tema, não adianta colocar. Pode ser a frase mais linda do mundo, mas vai manchar o seu conteúdo.
E, então? Gostou desse post? Comente algo que chamou a sua atenção ou uma dica interessante sobre como podemos escrever um conteúdo coerente! 

Se quiser, compartilhe com seus amigos! 

Até mais....

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